O Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), César Roveri, afirmou que os criminosos do bando que invadiram a cidade de Confresa (a 1.160 km de Cuiabá), armaram uma emboscada contra os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Tocantins. O grupo chamado de ‘novo cangaço’, aterrorizou a cidade no dia 9 de abril na tentativa de roubar os cofres da empresa de valores Brinks.
O bando não conseguiu levar o dinheiro e fugiram sentido ao município de Santa Terezinha que dá acesso às divisas entre os estados Mato Grosso,Tocantins e Goiás.
Na terça-feira (17), os agentes foram alvos de uma emboscada e um novo confronto foi realizado. Na troca de tiros, quatro criminosos morreram.
“Fizeram uma emboscada para nossas equipes. Nossas equipes estavam no terreno fazendo o cercamento e bloqueio, na busca desses criminosos. Eles abriram fogo contra a guarnição que responderam o fogo. Tivemos êxito e não tivemos nenhum policial ferido na ação”, afirmou Roveri.
Até o momento seis criminosos foram mortos em confrontos com a polícia e apenas um deles foi preso.
Conforme as investigações das forças de segurança do Tocantins, os integrantes do ‘novo cangaço’ planejavam há dois anos atacar a Confresa, além disso os bandidos investiram R$ 2 milhões em armamentos e explosivos. Os integrantes do grupo criminoso ainda usavam carros blindados para cometerem os crimes.
“Eles tiveram um investimento muito grande. A gente vê a utilização de seis veículos blindados, estamos falando de armamentos muito caros. É um investimento muito alto, a parte de alimentação de ração militar. Não foi um crime preparado do dia para a noite, eles literalmente tocaram terror na população”, aponta.
A invasão
Pelo menos 20 criminosos invadiram a cidade de Confresa no dia 9 de abril. Eles renderam policiais que estavam no quartel da PM. Enquanto dois grupos ateavam fogo nos carros e mantinham os agentes presos, os demais invadiram a transportadora de dinheiro Brinks para explodir o cofre principal. No entanto não conseguiram levar o dinheiro.
Os bandidos usaram explosivos e danificaram vários cômodos da transportadora. Uma das câmeras de segurança instaladas na cidade registrou a ação dos criminosos. Nas imagens, é possível ver os bandidos com fuzis, capacetes e coletes a prova de bala. Eles ainda alvejaram uma viatura do Corpo de Bombeiros.