Uma nova onda de calor pode elevar as temperaturas em patamares ainda maiores dos que os registrados nos últimos meses em Cuiabá. Com o estabelecimento do ar seco sobre o país novamente, as temperaturas vão subir muito a partir desta quarta-feira (8), com temperaturas 5 °C ou mais acima da média por amplas áreas em um período maior de duração mais de 5 dias.
O calor já será intenso nesta quarta-feira, quando a Capital pode registrar sensação térmica de até 48° C com termômetros marcando 40°C. As máximas continuam a subir pelo menos até o fim do mês.
De acordo com o Instituto ClimaTempo, durante a nova onda de calor, os pontos mais quentes do país podem registrar até 47° C. Até o momento, a medição mais alta capitada em Cuiabá neste ano foi de 44,2° C no dia 19 de outubro.
Ainda segundo o ClimaTempo, o calor aumenta ainda mais na segunda-feira (13), a expectativa é de que as temperaturas quebrem o recorde histórico para novembro em Cuiabá e outras seis cidades.
De acordo com a previsão do instituto, a maior máxima do mês deve ser registrada no dia 17 quando os termômetros marcarão 47° C no período mais quente do dia. A mínima nesta data é prevista para 26° C.
A chuva também deve ser escassa. Um pequeno volume de precipitação é esperado para esta quarta e quinta-feira. Depois, a chuva só deve voltar no dia 20 de novembro.