A nova onda de calor começa a elevar as temperaturas a partir desta quinta-feira (14), em Cuiabá, podendo chegar a máxima de 41°C nos próximos cinco dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado está com alerta de grau severo com aumento de até 5°C na temperatura acima da média para o período. O alerta é válido até domingo (17).
No entanto, o órgão indica que desta vez o fenômeno não será tão intenso quanto os registrados em em outubro e novembro, que resultou em recordes de temperatura. Em Cuiabá, por exemplo, a máxima anterior tinha sido em outubro, quando a cidade chegou a 44,2°C.
Apesar da onda de calor, as previsões apontam chuvas para Cuiabá nesta quinta-feira. Ao longo do dia poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva. Durante à noite o tempo fica nublado e a probabilidade de chuva aumenta. Os termômetros devem marcar mínima de 30° e máxima chega aos 39°C.
Na sexta-feira há possibilidade de chuvas isoladas durante a manhã. À tarde o sol predomina elevando a temperatura. A mínima prevista é 31°C e máxima de 39°C.
No sábado e domingo será o pico da onda de calor, quando os termômetros devem marcar máxima acima de 40°C. A mínima nesses dois dias não passa de 29°C. Não há previsão de chuva para sábado e domingo.
ONDA DE CALOR
A onda de calor é o fenômeno em que as temperaturas ficam acima da média por um período de cinco dias consecutivos ou mais. Normalmente, esses fenômenos afetam grandes áreas e causam risco à saúde humana.