O ex-deputado federal Neri Geller (PP) foi nomeado nesta quinta-feira (21) secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pasta que é comandada pelo ministro Carlos Fávaro (PSD). Essa não é a primeira vez que o, também, ex-ministro da pasta assume tal cargo. A nomeação, autorizada pela Casa Civil da Presidência da República, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta sexta-feira (22).
Neri Geller, foi um dos articuladores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022 com eleitores do agronegócio, e estava apenas aguardando sua liberação da absolvição jurídica para poder tomar posse no cargo que o aguardava.
Vale ressaltar que a cassação de Neri congelou seus votos na eleição ao Senado do ano passado. O político concorreu ao cargo, mas não teve seus votos computados na urna devido à cassação.
Neri Geller já foi secretário de Política Agrícola nos anos de 2013 e 2015. Neri também foi Ministro da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff (PT).
No novo cargo, Geller pretende atuar também na articulação política e aproximar mais os deputados do PP, seu partido, e da bancada ruralista à gestão petista.