Nelson Barbudo (PL), foi convidado para retomar suas atividades na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta terça-feira (21), após participar de reunião com a bancada ruralista. Barbudo foi recepcionado pelo ex-presidente da República e líder da sigla, Jair Messias Bolsonaro. O convite da FPA visa proporcionar o entrosamento do novo colega de parlamento, espaço do qual ele fazia parte na legislatura passada. Barbudo foi saudado pelo presidente da Frente, Pedro Lupion (União-PR), Evair de Melo (PP-ES), e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL).
Barbudo será empossado nesta terça-feira, às 14 horas, durante o início da sessão plenária da Câmara dos Deputados. Ele foi convocado pelo presidente Arthur Lira (PP), após a morte da deputada federal Amália Barros (PL). A parlamentar faleceu no dia 12 deste mês em decorrência de complicações após cirurgia no pâncreas.
Nelson assume a vaga na Câmara Federal como primeiro suplente do Partido Liberal (PL). Em 2022, ele teve pouco mais de 53 mil votos quando disputava a reeleição. Durante o seu primeiro mandato em Brasília, Nelson Barbudo chegou a ser vice-presidente da FPA. O grupo é considerado uma das frentes com alta concentração de influência política para negociar pautas no Legislativo.
Barbudo é produtor rural, seu colegiado está no entorno do Alto Taquari (a 482 km de Cuiabá), cidade onde foi eleito vereador em 2004. O primeiro suplente foi eleito deputado federal em 2018, sendo o mais votado da bancada de estadual naquele pleito, recebendo 126 mil votos.
O ex-deputado foi vice-líder do bloco formado por PL, PP, PSD, Solidariedade e Avante. Foi o primeiro vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele também participou da Comissão Especial de Parcerias Público-Privadas (PPP).