Criado para como um clube reunia homens e mulheres, numa época em que as equipes eram majoritariamente masculinas, o Mixto Esporte Clube completa 90 anos nesta segunda-feira (20), em plena ascensão no cenário nacional. Nascido no Centro Histórico de Cuiabá, a equipe coleciona bons momentos.
Apelidado carinhosamente de Tigre, ele detém a maior quantidade de títulos mato-grossenses, 30 no total – 24 masculinos e 6 femininos -, está em busca de acessos nos campeonatos brasileiros em 2024.
Após um período de declínio, o Mixto ressurgiu há dois anos e tem dado alegrias ao seu torcedor. Com o título da 2ª Divisão do Mato-Grossense, títulos estaduais femininos, Copa FMF no masculino, que voltou o clube à Série D do Brasileiro, e o título brasileiro com as Tigresas. Essas conquistas se somam às outras deste clube acostumado a levantar troféus.
Nesta temporada, as duas equipes seguem firme em busca dos acessos. O time feminino está dentro da zona de classificação ao mata-mata na Série A2 do Brasileiro. Faltam dois jogos e a vaga está próxima. No masculino são quatro empates em quatro jogos no Grupo A5 da Série D do Brasileiro. Ainda faltam 10 partidas nesta primeira fase.
O torcedor mixtense voltou a sorrir e os tempos de glórias estão voltando. O trabalho segue com profissionalismo e os resultados aparecem.
História da fundação
O Mixto foi fundado em 20 de maio de 1934, na rua Sete de Setembro, no centro de Cuiabá, quase em frente a Igreja Senhor dos Passos, mais especificamente na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Reunidos neste casarão, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (maninho) e Zulmira D’Andrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados que ele fosse diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.
A fundação do Mixto ocorreu para organizar um time de vôlei que pudesse enfrentar a poderosa equipe do bosque, que mantinha supremacia nesse esporte em Cuiabá. Do vôlei não demorou para montar uma equipe de futebol, a mais vitoriosa da história do futebol em Mato Grosso.
(Da Assessoria)