MT tem mais de 100 mil nascentes monitoradas e preservadas

Gigante na produção e em recursos naturais. Mato Grosso é referência mundial na produção de alimentos e exemplo de sustentabilidade. O estado é rico em recursos hídricos e preserva mais de 95% de nascentes catalogadas em 57 municípios que se destacam na produção de soja e milho.

O projeto Guardião das Águas, desenvolvido em 2017 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), é o tema do MT Sustentável desta semana.

O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber, conta que o principal objetivo do projeto é mostrar para a sociedade e para os países compradores a sustentabilidade que anda junto com a produção de alimentos.

“Aqui dentro do estado, produtores de soja preocupados com isso tiveram essa iniciativa dentro da Aprosoja-MT, onde nasceu o Guardião das Águas, projeto que monitora hoje mais de 105.800 nascentes dentro do estado em mais de 57 municípios”, explica Beber.

O destaque é em Paranatinga, ao sul do estado. Na região foram encontradas e catalogadas 12.742 nascentes como a que o MT Sustentável visitou na propriedade do Carlinhos Rodrigues. Uma riqueza reverenciada no local.

“Nós precisamos estar em convívio com a natureza. As nascentes são o primeiro passo para a preservação. Seguimos a lei e por si, independente disso, todas elas são preservadas. Um exemplo disso aqui, é que não se passa por ali, a não ser os animais”, diz Carlinhos. 

Próximo à nascente, erguendo-se entre as árvores, não passou despercebido um imponente buriti – espécie de palmeira característica do cerrado, que segundo Carlinhos, é um bom sinal.

“Para nós o buriti é sinônimo de nascente. Onde tem buriti, ele está preservado, verde e a nascente está preservada também. Se você enxergar um buriti no meio da mata, você pode se encaminhar caso esteja precisando de água, vai encontrar”, pontua. 

O guardião das águas virou selo e está presente no rótulo de uma das águas comercializadas em Mato Grosso. O QR code que acompanha o selo atualiza as informações sobre a proteção das nascentes e mananciais no estado referência em produção agrícola.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *