Com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no Estado, o projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, o MT Ciências, atendeu de janeiro a agosto deste ano 12.874 visitantes em 14 municípios/comunidades.
Em agosto, 2.344 pessoas conheceram as ações do projeto que, entre outras atividades, conta com experimentos científicos interativos e óculos de realidade virtual.
Unindo diversão e conhecimento, o MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.
A estrutura do projeto é composta por uma unidade móvel (carreta com baú adaptado), dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Além dela, em todos os pontos de parada são montados, na parte externa, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital.
Durante o período em que permanece no município, toda a estrutura é utilizada para sensibilizar os visitantes sobre a importância da ciência e da biodiversidade do Estado.
Em Cuiabá foram registrados 3.788 atendimentos desde janeiro de 2023. Neste mesmo período, o município de Tangará da Serra contou com 1.785 visitantes, além de 1.591 em Nova Mutum, 1.280 no município de Juína e 833 em Água Boa.
A ação também percorreu as comunidades de Barão de Melgaço, Porto Brandão, São Pedro de Joselândia, São Lourenço de Fátima e Araguaína. Já durante o mês de agosto o projeto passou por mais quatro cidades, sendo elas Nova Brasilândia, Poxoréu, Reserva do Cabaçal e Várzea Grande.