Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso em flagrante na BR-163 em Sorriso (a 396 km de Cuiabá), tentando transportar 320 Canários Venezuelanos no porta-malas de um carro. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito não apresentou a documentação necessária para realizar o transporte das aves silvestres e deve responder por crimes ambientais.
Conforme a PRF, o suspeito foi autuado durante uma fiscalização ‘rotineira’ da PRF, na última quinta-feira (31). Na ocasião, após dar ordem de parada ao veículo conduzido pelo rapaz, os policiais observaram a presença de quatro gaiolas de pássaros nos bancos traseiros.
Durante vistoria, os policiais encontraram no porta-malas do carro outras quatro gaiolas com a espécie silvestre, que estavam acondicionadas em “situação degradante”.
Questionado, o motorista contou que os pássaros seriam comercializados no estado de São Paulo. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da Polícia Civil.
Os animais foram resgatados e encaminhados para a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SAMATEC) de Sorriso.