O advogado e ex-presidente da OAB-MT Renato Gomes Nery, de 72 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada deste sábado (06). Renato foi baleado em frente a seu escritório de advocacia, na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá.
Ele foi socorrido com vida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado para o Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Hospital Jardim Cuiabá. Na unidade, ele chegou em estado grave e passou por uma cirurgia que durou cerca de 6 horas.
Após a operação, seu estado de saúde continuou sendo considerado grave e ele foi levado para a UTI. Por volta das 5h, não resistiu.
Renato tinha ao menos uma perfuração na cabeça e outras sete cápsulas deflagradas foram encontradas no chão, em volta do advogado. A Polícia está investigando o caso e a principal suspeita é de uma execução planejada.
O advogado foi presidente da OAB-MT entre os anos de 1989 e 1991 e já tinha 45 anos de atuação no direito.
Esta é a segunda morte por execução de um advogado em Cuiabá em sete meses. No dia 5 de dezembro do ano passado, Roberto Zampieri foi morto a tiros em frente a seu escritório no bairro Bosque da Saúde. Ainda não se sabe se ambos os casos tem alguma relação.
A associação Nacional da Advocacia Criminal emitiu nota de pesar pela morte do advogado.
“Dr, Renato Gomes Nery dedicou a sua vida à advocacia e a defesa dos direitos dos cidadãos.[…] Sua liderança, integridade e comprometimento com a justiça deixa um legado inestimável para a advocacia mato-grossense e nacional”.
Ainda não foram divulgados os locais do velório e sepultamento.