Um homem de 34 anos, morador do bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá, morreu em decorrência de dengue hemorrágica. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira (7). A vítima tinha doença autoimune. Segundo a SMS, o homem morreu em 10 de fevereiro com suspeita da doença.
A Pasta explicou que quem morre sob a suspeita de dengue passa por exames médicos específicos para a confirmação da doença. Por esta razão, as notificações para Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) só ocorrem dias depois.
Segundo o Informe Epidemiológico N° 04, divulgado no dia 4 de março pela SES-MT, Mato Grosso tinha 9.227 casos notificados dengue e desses, um total de 5.279 foram confirmados. Conforme o documento, quatro pessoas já haviam morrido em decorrência da dengue no Estado, sendo duas em Campo Verde (a 132 km de Cuiabá), uma em Confresa (a 1.049 km de Cuiabá) e outra em Cuiabá. A nova morte deve ser divulgada no próximo boletim.
Mesmo somando apenas quatro mortes, a SES-MT também divulgou que um total de 59 cidades dos 142 municípios de Mato Grosso estão em alerta para infestação do mosquito transmissor da dengue. O mesmo, também é responsável pela transmissão da zika, chikungunya e também da febre amarela.