POR G1 MATO GROSSO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manteve a prisão de, pelo menos, oito mato-grossenses envolvidos nos atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, em Brasília. A análise começou na terça-feira (17) e ainda está em andamento. O magistrado decidiu liberar três detidos durante o ato, que também são de Mato Grosso. Outros cinco ainda devem ser julgados.
Desde as prisões nos dias 8 e 9 de janeiro, foram feitas 1.459 audiências de custódia. Agora, todos os casos serão analisados pelo STF, que decidirá quem segue preso e quem eventualmente pode responder em liberdade.
O g1 identificou 16 mato-grossenses na lista de presos durante a invasão aos prédios dos Três Poderes.
Veja abaixo quem teve a prisão mantida:
- Leandro Alves Martins
- Levi Alves Martins
- Jacira Maria da Costa Silva
- Juvenal Alves Correa de Albuquerque
- Jairo de Oliveira Costa
- Jean de Brito da Silva
- João Batista Benevides da Rocha
Além desses, o bolsonarista extremista Alan Diego dos Santos, réu por tentar explodir um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, em dezembro do ano passado, foi preso nesta semana em Comodoro (MT), após se entregar, e transferido para a Penitenciária da Papuda, em Brasília.
O ministro converteu a prisão dos citados acima em flagrante preventiva – quando não tem prazo previsto para terminar – com objetivo de “garantir a ordem pública e a efetividade das investigações”.
Confira quem responderá em liberdade:
- Maria de Fátima Almeida Barros
- Ana Caroline Elgert
- Eduardo Cavanhol
Outros cinco identificados pela reportagem não estão nas listas divulgadas pelo STF de presos e liberados e ainda devem passar por julgamento. São eles: Simone Aparecida Tosato Dias, Edson Sicher Sabino, Neli Ferronato Pelle, Alessandra Faria Rondon e Joelton Gusmão de Oliveira.