O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), disse que vai antecipar sua viagem a China a fim de colocar um ponto final nas questões da retomada das exportações de carne bovina após a descoberta de um caso de “mal da vaca louca” no Pará.
Em entrevista à imprensa, o ministro do governo Luna adiantou que viajará com a equipe técnica ainda no final do mês, junto com o Itamaraty, para a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chega ao país dias depois.
“Estou marcando próximo ao dia 20, 22 estar lá. O presidente chega no dia 28, 29”, disse o ministro. “Agora é aguardar a China, se querem informações complementares. Se necessário, vou fazer presencialmente. Acho que assim se cria credibilidade, respeito e a oportunidade de ampliação dos mercados”, disse.
Fávaro afirma que o prejuízo com a parada das exportações ao país possa ser recuperado ao longo do ano. “Em 2021, quando o embargo superou 100 dias, o Brasil deixou de faturar em torno de R$ 13 bilhões com as exportações para a China. Neste ano, se tivermos de 15 a 20 dias de suspensão, é factível de recuperarmos ao longo do ano”, emendou.