O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cumpre agenda em Cuiabá nesta terça-feira (5), em Cuiabá para participar da “blitz da telefonia móvel”, que irá medir a qualidade do sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G das operadoras Claro, Tim e Vivo, na capital.
Conforme informou Juscelino, técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instalaram equipamentos de alta qualidade para medir a internet em Cuiabá. Depois da realização da blitz, os resultados serão encaminhados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os trabalhos seguem para requerer das operadoras melhorias nos sinais, caso comprovadas irregularidades.
A ação teve início na região do Grande CPA e, em seguida, irá para o bairro Tijucal. Depois de um período de seis meses, a blitz será feita novamente no mesmo percurso, para verificar se o problema foi solucionado.
“Nos domicílios brasileiros, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet, representando 99,5% dos acessos. Por isso é indispensável que o serviço de telefonia móvel chegue com qualidade a todos os brasileiros”, indicou o ministro.
Ele ainda lembrou que está previsto ainda a criação de um “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, que possibilitará para a população acesso à informação acerca da melhor operadora em sua cidade, estado e país.
iniciativa integra o Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel para ampliar a cobertura e o acesso com qualidade à telefonia e internet, além de sanar problemas na prestação do serviço e alcançar regiões que não possuem atendimento das operadoras.
A agenda do ministro em Cuiabá se encerra depois de uma reunião com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, em que, segundo explicou, irão debater a ampliação da blitz para mais municípios do Estado. Juscelino retorna ainda nesta terça para Brasília.
Operação realizada na capital mato-grossense
A Blitz feita em Cuiabá começou o monitoramento pelo bairro da Grande CPA e, em seguida, visitou o bairro do Tijucal. Ao todo, a Blitz monitorou, com a ajuda de equipamentos de alta performance para medição do sinal e taxa de download, 19 regiões de Cuiabá, sendo uma parte delas indicadas pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso e outras em razão de reclamações de usuários recebidas pela Anatel.