Ministra se reúne com Otaviano Pivetta para definir envio de forças nacionais para controlar incêndios no Pantanal

Lula Marques/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu nesta segunda-feira (13), com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos); Comando do Corpo de Bombeiros (CBM), o CBM-MT, Alessandro Borges; e o senador Wellington Fagundes (PL) para discutiu o envio de ajuda das forças nacionais para combater os incêndios no Pantanal. 

Conforme atualização do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, as chamas já consumiram pelo menos 30 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé (a 104 km de Cuiabá) e Barão de Melgaço (a 109 km de Cuiabá). O parque é considerada o maior refúgio de onças-pintadas do mundo. 

Na Comissão de Direitos Humanos do Senado, Fagundes reforçou a necessidade do trabalho conjunto entre proprietários de terras, voluntários, dos Bombeiros e órgãos federais para contornar a situação. 

“Considero fundamental a união de todos, incluindo proprietários de áreas no Pantanal, organizações não governamentais, voluntários, Corpo de Bombeiros e força nacional. Foi isso que contribuiu para evitar que a tragédia de 2020 fosse ainda pior”, avalia Fagundes. “Não adianta ficar brigando pelo protagonismo. O importante é conter as chamas”, disse o parlamentar.

Em 2020, pelo menos 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal, na maior tragédia ambiental já registrada no bioma.

Os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, também estiveram presentes. 

 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *