O jiu-jítsu entrou na vida dos irmãos Henzo,13, Henrique, 9, e Heitor, 4, há quase 2 anos. Desde então, o esporte foi um divisor de águas na vida dos pequenos. Os “mini-atletas” conheceram a modalidade por meio do projeto social Ubuntu, que desde 2016 promove aulas gratuitas de jiu-jítsu no bairro Novo Colorado, na capital Cuiabá.
A prática tem dado resultados: os meninos já conquistaram dezenas de medalhas, e só em 2024, participaram de 3 campeonatos em Mato Grosso: o Estadual, o Mato Grosso Open e o Copa Pódio.
Agora, os atletas querem alçar voos mais longos e, para isso, começaram uma campanha nas redes sociais para conseguirem ir para Barueri (SP) participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu. Com a vaquinha, visam arcar com os custos relativos à logística, alimentação e hospedagem.
“O jiu-jítsu mudou a nossa vida. Hoje os meninos treinam aos sábados no projeto e, graças principalmente ao professor Lukas Andrade, treinam na academia Atos durante a semana. Às vezes é difícil, vamos de ônibus, mas vamos porque eu vejo como eles ficam felizes. Vejo que é o que eles sonham para vida: participarem de campeonatos em outras cidades e quem sabe até em outros países. O jiu-jítsu tem proporcionado outro universo, além da disciplina, respeito e hierarquia. Foi uma mudança de vida”, afirma a mãe dos pequenos, Suele Conceição Santos.
Como ajudar?
O pix oficial para ajudar nos custos de Henzo, Henrique e Heitor no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu é o telefone (65) 99284-0452. O campeonato será realizado nos dias 22 e 23 de junho, em Barueri (SP).