Mercado do Porto é entregue, solenidade é prestigiado por centenas de pessoas

A prefeitura de Cuiabá entregou a primeira etapa da obra de revitalização do Mercado do Porto, na manhã desta sexta-feira (21). A solenidade foi marcada pela presença de centenas de pessoas e autoridades do Estado que foram conferir as novas instalações.

Patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial e um dos cartões postais da Capital mato-grossense,  o Novo Mercado do Porto,  O mercado abrigará um total de 189 espaços comerciais, que serão destinados exclusivamente aos 153 permissionários que já atuavam na antiga estrutura. Cada setor comercial, como pescados, açougues, frios, doces, lanchonetes, restaurantes, hortigranjeiros, rações, confecções e utilidades domésticas, estará organizado em um complexo comercial varejista.

Nesta primeira fase, a Prefeitura entregou 54 boxes definitivos. As demais instalações funcionarão de maneira provisória, até a conclusão da segunda etapa do projeto, em 16 tendas instaladas, cada uma de 10×10.  O Emanuel Pinheiro (MDB) pontuou que as obras receberam recursos federais, mas que a maior parte dos investimentos foi feita por parte do Poder Público municipal.

“São mais de 1.200 empregos diretos e indiretos que a ampliação, que a requalificação do Mercado do Porto está oferecendo para Cuiabá. Isso já é uma quebra de paradigma, já é um avanço muito grande, que impulsiona a nossa economia”, complementou Pinheiro.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, afirmou que foram aplicados no espaço entre R$ 10 mi e 12 milhões, advindos de recursos da ‘Fonte 100’. Esta fonte abarca os recursos que não têm vinculação específica, podendo ser empregados livremente pelo Poder Executivo.  A expectativa da pasta, que é responsável pela gestão do Mercado,  é que, a partir da inauguração da parte nova, o número de visitantes aumente significativamente, dobrando a quantidade atual de 120 mil pessoas.

“Acreditamos que esse aumento no fluxo de pessoas refletirá na movimentação financeira do mercado, que atualmente é de aproximadamente R$ 50 milhões por mês. Com esse crescimento, esperamos ainda um incremento na geração de empregos diretos e indiretos, que no momento gira em torno de 1,2 mil funcionários”, disse Vuolo.

Em relação ao Aquário Municipal, o prefeito disse que está aguardando a resposta do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Júnior da Verdão,  com quem já vinha estabelecendo uma parceria sobre este assunto e a recuperação do piso da Orla do Porto I.

“Então, caso a Fecomércio não tenha interesse, aí nós estamos abertos a conversar com o governador, conversar com o Estado ou com qualquer outra instituição pública ou privada que queira assumir o Aquário Municipal e a recuperação do piso da Orla do Porto I”, disse o chefe do Executivo municipal. 

MERCADO DO PORTO 

Funcionando de terça-feira a domingo, com alguns comércios abrindo até nas segundas-feiras, o Mercado do Porto é um importante ponto de circulação e entreposto comercial em Cuiabá. Mantendo a tradição, o mercado oferecerá o método especial de preparo de peixes, com retirada das espinhas e cortes especiais. Além disso, proporcionará aos visitantes as delícias típicas da gastronomia cuiabana, como o pixé, o furrundú, o doce de caju e as bananinhas fritas, além de frutos característicos da região do cerrado, como o pequi, que são ícones da cultura local.

No interior do mercado, foram instalados 19 climatizadores para proporcionar um ambiente agradável e confortável aos visitantes. Além disso, rampas e dois elevadores foram implementados para garantir a acessibilidade em toda a área, seguindo as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e desossas.

O segundo piso é dedicado aos 18 restaurantes e lanchonetes que funcionarão no empreendimento. Especialmente para atender a essa demanda, uma rampa exclusiva foi construída, tornando o acesso mais prático e ágil.

Para garantir o conforto mesmo nas áreas externas, a administração implantou 16 climatizadores ecologicamente adequados nas tendas. Esses equipamentos inovadores reduzem a temperatura ambiente em até 15º C, proporcionando um ambiente agradável mesmo em dias quentes.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *