O deputado Max Russi (PSB), deu início as articulações para eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e praticamente selou a composição para ser o novo presidente. Em uma reunião na noite de quarta-feira (26), na casa do deputado Dr. Eugênio (PSB), ficou acertado que a primeira secretaria ficará com deputada Janaina Riva (MDB) e a vice-presidência com deputado Júlio Campos (UB).
Júlio havia citado que iria disputar à presidência da ALMT, no entanto, selou a paz com Max. A articulação antecipada se dá pela saída do presidente da AL, Eduardo Botelho (UB), para concorrer à prefeitura de Cuiabá, as eleições de outubro. A eleição da Mesa Diretora deve acontecer em setembro e a nova Mesa assume em 1º de fevereiro de 2025.
No encontro, participaram 15 deputados estaduais. um novo encontro está agendado para a próxima quinta-feira (4).
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (28), Janaina Riva reiterou a busca pelo consenso.
‘Estamos buscando um consenso. Vamos nos reunir sempre com esse objetivo”, disse Janina.
Júlio evitou comentar, mas afirmou que o encontro foi muito proveitoso. “Mas elegemos o anfitrião e a deputada Janaina Riva como nossos porta-vozes. Infelizmente eu não poderei aprofundar sobre o encontro’, disse Júlio.
A mesa diretora é formada por sete cargos. A partir de 2026, pode passar para 10 cadeiras. A Proposta de Emenda à Constituição que prevê o aumento foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será votada na próxima semana.