O governador de Mato Grosso Mauro Mendes falou sobre as possíveis medidas que podem solucionar as invasões de terra que têm acontecido nas últimas semanas em todo o Brasil. Na semana passada, o gestor do estado afirmou que o governo terá ”tolerância zero” com tais práticas e tomará providências. Na manhã desta terça-feira (14) reafirmou a mesma posição na entrevista feita pela Rádio Bandeirantes.
”Nós estamos trabalhando numa equipe. Hoje nós temos aqui a chamada ‘patrulha rural’ que é um destacamento da Polícia Militar que faz o patrulhamento nas estradas e nas propriedades rurais. Esses profissionais da segurança estão atentos a todo e qualquer tipo de movimento que possa ser organizado e que isso possa levar a uma invasão”, declarou.
Mendes ainda revelou como é a atuação de alguns grileiros. O chefe do executivo estadual salienta que a ameaça aos proprietários rurais é uma prática comum, antes mesmo de executarem o plano de invasão.
”Normalmente, eles fazem aquela preparação prévia, regimentando pessoas. Muitas vezes, essas pessoas são utilizadas por um dos grileiros profissionais, algumas pessoas que tentam, inclusive, ameaçar fazendeiros de invasão para obter vantagem indevida ou fazer aquilo que se chama de extorsão”, emendou.
Mauro Mendes também falou sobre a importância da contribuição do Poder Judiciário para coibir este tipo de crime.
”Estamos organizados para agir dentro da lei, evitar que haja a invasão, e se alguma invasão ocorrer e passar as 24 horas, o proprietário vai entrar na Justiça. Saindo a ordem de reintegração, imediatamente, nós iremos cumprir aquilo que foi decidido pelo Poder Judiciário”, completou.