O presidente do União Brasil em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes confirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Eduardo Botelho (UB), como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá pela agremiação. A decisão desta quinta-feira (15) por meio das redes sociais do partido. A decisão põe fim ao impasse entre Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que que travavam uma disputa internamente, para ver quem representaria a sigla nas eleições de outubro.
Mauro reconheceu a escolha como “único caminho” para o grupo vencer as eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após reuniões com diversas lideranças políticas que se intensificaram nas duas últimas semanas. O presidente da Casa de Leis acabou sendo escolhido mesmo “contra” a vontade do governador, que declarou abertamente em diversos momentos sua preferência por Garcia.
“Após ouvir diversas lideranças do União Brasil e outros parceiros políticos, definimos o deputado estadual Eduardo Botelho como o candidato do partido nas eleições de 2024 na cidade de Cuiabá”, diz trecho da nota enviada à imprensa.
Botelho começou a falar abertamente sobre possibilidade de candidatura no início de 2023. O presidente da ALMT garantiu que seria candidato, dentro ou fora do União Brasil. Mauro Mendes disse que Botelho se comprometeu a seguir seu estilo gestão à frente do Palácio Paiaguás com “perfil técnico”.
O governador enfatizou as polêmicas em torno dos anos que Emanuel Pinheiro (MDB) ocupa o Executivo municipal.
“Botelho assumiu compromisso de fazer uma gestão com perfil técnico, semelhante a que fazemos no governo de Mato Grosso, por reconhecer ser este o único caminho para resgatar a nossa Capital do caos que se encontra: atolada em dívidas, escândalos de corrupção com 19 operações policiais, ruas cheias de buracos e com péssimos serviços à população.
Já em relação a Fábio Garcia que é reconhecido como nome influente dentro da sigla. A compensação atribuída a ele é a permanência na Casa Civil em definitivo.
“O deputado Federal Fábio Garcia é jovem, talentoso e representa uma das mais expressivas lideranças do nosso Estado e foi convidado por mim a continuar, em definitivo, no comando da Casa Civil do governo, onde poderá seguir contribuindo com Mato Grosso e Cuiabá”, diz trecho da nota.