Começa nesta sexta-feira (2), as matrículas dos candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista foi elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e estará disponível no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Conforme o edital e resolução da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso poderão receber a bonificação de 15% na nota do Enem.
Para entender a lista de classificação, o candidato precisa lembrar que, neste ano, conforme a Portaria 2027, de 16 de novembro de 2023, preencheu o cadastro socioeconômico ao acessar a plataforma de inscrição, cabendo a ele certificar que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas.
Com base nessas informações, os candidatos serão classificados e selecionados de acordo com as notas, inicialmente em ampla concorrência, independente de opção de modalidade e de acordo com o limite de vagas disponíveis. Os candidatos que concorrem às vagas reservadas conforme perfil e que não foram selecionados na ampla concorrência, obedecerão a ordem disponível na portaria.
Vale ressaltar ainda que a nota de bonificação regional já é calculada pelo próprio sistema do MEC. Conforme o edital e resolução da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso poderão receber a bonificação de 15% na nota do Enem.
Caso o candidato tenha sido aprovado na ampla concorrência, ainda que beneficiado por alguma ação afirmativa prevista na lei de cotas, ele não precisará apresentar os documentos de heteroidentificação.
Os candidatos não aprovados nesta etapa, poderão manifestar, via sistema do Sisu, o interesse em participar da lista de espera. Essa etapa acontece entre os dias 30 janeiro e 07 de fevereiro.