Os casos confirmados já ultrapassam 15 mil no Estado desde de 1° de janeiro até o dia 9 de abril, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgado na última sexta-feira (12). O número de mortes também subiu para 12 confirmadas pela doença. Mesmo diante da alta de mortes e casos, Mato Grosso segue sem previsão de data para receber doses do imunizante. Os dados foram atualizados no dia 10 de abril de 2024.
Os municípios com registros de mortes em decorrência da dengue são Tangará da Serra (217 km de Cuiabá), com quatro mortes; Cuiabá, com duas mortes; Campo Verde (132 km de Cuiabá), com duas mortes; Primavera do Lesta (234 km de Cuiabá), com uma morte; Nova Mutum (241 km de Cuiabá), com uma morte; Confresa (1.041 km de Cuiabá), com uma morte, e Alto Garças (360 km de Cuiabá), com uma morte.
As secretarias municipais de saúde de Alta Floresta, Campo Verde, São José do Povo e Tangará da Serra investigam mortes em decorrência da dengue, uma em cada cidade.
Com relação aos casos confirmados, Mato Grosso já atinge um total de 15.251 confirmações, representando uma alta de 17%. No último documento divulgado, as confirmações contabilizavam 12.932.
CHIKUNGUNYA
Com relação aos casos de chikungunya, o Estado contabliza 4.644 casos com um total de quatro mortes. Todos os óbitos foram registrados em Tangará da Serra. Além disso, outras duas mortes também estão em investigação na cidade.
ZIKA
Já no que diz respeito aos casos de zika, Mato Grosso tem um total de 98 casos, sem o registro de morte.