Majur é a primeira cacique trans de MT que consegue mudar nome na Justiça

Foto: Majur Traytowu/Arquivo Pessoal

A cacique Majur Traytowu é a primeira indígena transexual no estado que conseguiu mudar seu nome na Justiça. Majur, de 32 anos, lidera a Aldeia Apido Paru da Terra Indígena Tadarimana, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Para ela, uma barreira importante foi quebrada porque há, ainda, muito preconceito com os transexuais.“Estou me sentindo uma pessoa realizada. Diante de tanto preconceito, eu sinto que estamos quebrando uma barreira”, disse.

Sua transexualidade foi descoberta aos 12 anos. Com 27 anos, passou a participar das decisões tomadas pelo seu pai na Aldeia Apido Paru, onde ele atuava como cacique. Em 2021, com o afastamento do seu pai da função de liderança por motivos de saúde, a indígena Majur acabou assumindo como cacique.

Os caciques são escolhidos por votação a cada dois anos, mas Majur assumiu a liderança da aldeia, oficialmente, logo após o afastamento do pai, sem eleição. Segundo ela, os demais indígenas aceitaram sua liderança sem questionamentos.

Em 2017, a indígena concluiu o ensino médio. Dois anos depois (2019), foi aprovada nos cursos de fisioterapia e antropologia em Goiânia e passou em um processo seletivo para agente de saúde indígena, profissão que exerce no momento.

Na cultura Boé Bororo, a transição de gênero é vista com muita naturalidade. Isso já vem desde o fundamental, no tempo do nosso avô já era falado sobre isso (transição), já é normal para nós”, enfatiza o cacique geral da Reserva Indígena Tadarimana, Cícero Kawdora.

Indígenas que fizeram a transição de gênero podem ser reconhecidos oficialmente pela Justiça. A retificação dos documentos é realizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso.

Para realizar a mudança de nome, indígenas e não indígenas devem procurar o Cartório do Registro Civil e levar os documentos pessoais, principalmente a certidão de nascimento. O processo é gratuito.

Confira os documentos necessários:
Certidão de nascimento
Título de eleitor
Registro Geral (RG)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Certidões negativas na Justiça Eleitoral, Estadual, Federal e Militar
Certidão de protesto

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *