O maior cruzeiro do mundo, com um total de 20 decks, oito “bairros” e 365 metros de comprimento, partiu no fim de semana de seu cais num estaleiro da Finlândia para iniciar o segundo conjunto de testes em alto-mar. A manobra é para garantir que a embarcação esteja 100% funcional antes de ser entregue à Royal Caribbean, segundo o portal especializado “Travel Weekly”. A primeira viagem com passageiros está marcada para 27 de janeiro de 2024, saindo de Miami pelas rotas do Caribe.
O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean, fez seu primeiro teste em águas abertas em junho passado. Segundo a “Travel Weekly”, os testes no mar são importantes para avaliar os sistemas técnicos e os instrumentos de navegação de um navio. O segundo conjunto de testes é uma das fases finais da construção, levando o navio ao “seu limite”, afirma o portal.
Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio contará com o maior parque aquático marítimo do mundo, com seis toboáguas de tamanho recorde. Além de sete piscinas, nove banheiras de hidromassagem, um simulador de surfe e mais de 40 restaurantes, bares e áreas de entretenimento. Uma particularidade é a gigantesca cúpula de cristal que cobre a proa.
O Icon of the Seas passa pelos últimos retoques no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, em Turku, na Finlândia.
Em seu interior, são 28 tipos diferentes de acomodações, com mais categorias para famílias, mais layouts com vista para o mar e mais espaço para viajantes em grupo.
A Meyer Turku também tem dois outros navios de tamanho similar em sua carteira de pedidos.
Os navios de cruzeiro ficaram maiores na última década — explica Alexis Papathanassis, professor de gestão de cruzeiros na Universidade de Ciências Aplicadas em Bremerhaven, Alemanha.
Segundo ele, “há benefícios econômicos óbvios” para os grandes navios, pois reduzem o custo de cada passageiro ao fazer economias de escala. Com shoppings, uma pista de patinação no gelo e “mais lugares do que qualquer outro navio”, o “Icon of the Seas” também oferece mais lugares para gastar dinheiro a bordo.
A embarcação, que estará junto à frota da Royal Caribbean em 26 de outubro, promete ser um pico evolutivo da linha de cruzeiros, usando a tecnologia mais recente para construir uma “base perfeita”. O Icon of the Seas é o primeiro navio da Royal Caribbean International movido a gás natural liquefeito (GNL) e tecnologia de célula de combustível, como parte do movimento da empresa para um futuro de energia limpa.
O aumento do tamanho dos navios continuará, prevê Papathanassis, mas em um ritmo mais lento devido ao contexto econômico.
Quanto maiores os navios, maiores são os custos de investimento e o conhecimento tecnológico exigido. E o conhecimento tecnológico não é barato — explica.