A mãe de uma criança autista registrou um boletim de ocorrência após sua filha de um ano e 10 meses ser agredida em uma creche localizada no bairro Porto, em Cuiabá. O caso aconteceu na quarta-feira passada (9), porém só veio à tona nesta quarta-feira (16).
O laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) indica que a criança sofreu pelo menos 3 escoriações no antebraço esquerdo, provocados por unhadas. A diretora, ao ser questionada no primeiro momento, disse que a criança havia sido mordida. No entanto, a mãe notou que as lesões eram diferentes de uma mordida, já que sua filha, em outras ocasiões, havia sido mordida na creche.
No B.O, registrado como crime contra a pessoa, consta que a diretora da creche justificou as agressões afirmando que a criança havia sido agredida por ser birrenta e desobediente.
Diante deste caso, a Secretaria Municipal de Educação soltou uma nota dizendo que promove constantemente formação dos profissionais da área, está apurando o caso para tomar as medidas cabíveis e entrou em contato com a família da criança. Além disso, está reforçando as orientações junto aos profissionais.
Confira a íntegra:
“A Secretaria Municipal de Educação promove constantemente formação para os profissionais a fim de evitar situações semelhantes. A Coordenadoria Técnica de Ensino, por meio de orientativos – Cuidar e Educar – encaminhados as unidades dissemina as diretrizes para o cuidado e o atendimento aos estudantes. As orientações foram reforçadas junto aos profissionais. A Secretaria Municipal de Educação está apurando os fatos e tomara as medidas cabíveis. A Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com as famílias para ouvir ambas as mães, a fim de adotar os encaminhamentos necessários”.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Marcelo Guerreiro