O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10/2) que Jair Bolsonaro (PL) não tem chance de voltar à Presidência da República.
“O Brasil aos poucos vai se encontrando e, aos poucos, a democracia vai prevalecer. Esse é o meu compromisso. E eu espero que daqui quatro anos, você [entrevistadora] possa fazer uma outra entrevista comigo que você vai ver como o Brasil vai estar democrático”, diz o petista.
“E vou te dizer uma coisa: Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltar à Presidência.”
A declaração sobre o ex-chefe do Executivo foi dada em entrevista à emissora CNN, durante viagem de Lula aos Estados Unidos para um encontro com o presidente norte-americano Joe Biden.
Lula ainda afirmou que há uma divisão política nos Estados Unidos mais “séria” do que no Brasil: “Aqui [nos EUA] também há uma divisão, muito mais ou tão séria quanto o Brasil — democratas e republicanos estão muito divididos. Ame ou deixe-o, é mais ou menos isso que está acontecendo”.
Como mostrou o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, a viagem de Lula ao país é tida como um esforço do Palácio do Planalto para demonstrar a força das duas democracias, diante das recentes ameaças personificadas da extrema-direita por Donald Trump e Jair Bolsonaro.
Metrópoles