Durante a visita a Cuiabá nesta sexta-feira (23), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleise Hoffmann, confirmou os nomes do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e a ex-deputada federal Rosa Neide como as duas alternativas da sigla para disputar a Prefeitura de Cuiabá em 2024. Seguindo recomendações do alto escalão do partido, Hoffmann explicou que a definição será fechada até novembro.
“A orientação que nós temos é para definir as candidaturas ainda este ano. O ideal é entre outubro e novembro. Temos que ter essas candidaturas definidas em todos os locais, principalmente nas capitais e grandes cidades”, disse.
A líder do PT cumpriu seu primeiro compromisso na Capital no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, localizado na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, em Cuiabá, território tradicionalmente bolsonarista. Entretanto, a parlamentar foi recebida por técnicos, e não pelos diretores da entidade.
Segundo Hoffmann, a antecipação do PT na organização das chapas se dá para viabilizar uma campanha ampla e a construção de alianças políticas que só são possíveis serem efetivadas após a divulgação de quem será o cabeça do pleito.
“Para construirmos alianças, precisamos de um nome. Temos que construir o programa, projetar o candidato e o partido. Além disso, precisamos estar abertos para discutir uma política de alianças que pode ser que a gente defina um nome e, lá na frente, tenha que fazer uma aliança com demais partidos”, falou Gleise.
Vale lembrar que o PT compõe a federação com o PV e o PCdoB. O vice-prefeito de Cuiabá e presidente estadual do Partido Verde, José Roberto Stopa, já tornou público seu interesse de pleitear o Executivo municipal no próximo ano, porém, Hoffmann ainda não o mencionou durante suas aparições na capital mato-grossense.