Lúdio Cabral critica CPI contra o Sintep

Lúdio Cabral (Foto: Reprodução)

O deputado Lúdio Cabral (PT) classificou como “falta do que fazer” o requerimento de abertura de uma CPI contra o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), proposta na sessão desta quarta-feira (08) pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

“Em minha opinião, é falta do que fazer. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma ferramenta seriíssima para apurar irregularidades graves nas ações do poder público. Não tem sentido um deputado apresentar um requerimento de uma CPI pra investigar possíveis irregularidades em um sindicato que não recebe recurso público, que não administra recurso público. Faz um requerimento errado pedindo para o plenário se manifestar, não cabe manifestação do plenário, não tem fato determinado. A CPI precisa de um fato determinado a ser apurado”, defendeu o petista.

No requerimento para instauração da CPI, Cattani aponta diversas denúncias informais de que o sindicato, por meio de seus líderes, aplica de forma inadequada seus recursos, prática de desvio de finalidade, além de coação política e ideológica de professores e outros profissionais da rede pública de ensino.

A confusão protagonizada por sindicalistas durante a audiência pública que debatia a militarização da Escola Estadual Adalgiza de Barros, em Várzea Grande, foi alvo de críticas da classe política e das associações militares.

Vídeos mostraram cenas de muita gritaria eu uma das sindicalistas tentando interromper a explanação de um policial aos pais de alunos sobre o funcionamento de uma escola militar. Por várias vezes ela choca o corpo dela contra os corpos de policiais presentes, em provocação. A mulher gesticulava na frente de um policial atrapalhando a apresentação.

Embora nove deputados tenham assinado o requerimento da abertura da CPI, número mínimo para a abertura da comissão, a Procuradoria Geral da Assembleia ainda deve dar o parecer. Contudo, o deputado Lúdio espera que a Procuradoria da Casa de Leis dê parecer negativo.

“Ao analisar o conteúdo do requerimento, a Procuradoria não tem outro parecer a dar que não seja o arquivamento sumário. Não existe um fato. A CPI precisa produzir resultados, nós já vivemos algumas CPIs que são instaladas e só ocupa tempo e recursos do legislativo. A leitura que eu faço de uma proposta dessas é para aparecer para base política eleitoral do bolsonarismo”.

REPÓRTER MT

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *