O pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), anunciou na tarde desta segunda-feira (29), durante uma coletiva a escolha do nome de Rafaela Fávaro como pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por ele. Rafaela é presidente do PSD Mulher e filha do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“A Rafaela será, com muita honra e com muita alegria, a nossa candidata a vice-prefeita. E será a partir de 1º de janeiro de 2025 vice-prefeita do município de Cuiabá. Governamos juntos todos nós nessa cidade”, disse Lúdio.
A coletiva contou com a participação da presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) em Cuiabá, Lane Costa, representantes do PSD e da Federação PSOL-REDE, aliado ao petista.
“O processo de escolha da vice se deu de uma forma muito madura, produtiva, positiva e renovadora das práticas políticas”, frisou Lúdio.
Segundo ele. na sexta-feira (26), ao mesmo tempo em que eu fez o convite a Rafaela Fávaro para que ela fosse candidata à vice-prefeita, o PSD reuniu toda a chapa de vereadores e a direção do partido para indicar o nome de Rafaela na composição da chapa.
Ele contou ainda que no sábado e no domingo, consultou os partidos do arco de aliança para referendar a decisão pelo nome de Rafael.
“E hoje aqui no Conselho Político, referendamos e decidimos oficialmente [pelo nome de Rafaela]. Rafael, mulher, jovem, militante política de muitas campanhas, dirigente partidária, presidiu a juventude do PSD, hoje preside o PSD Mulher”, conta.
É um prestígio aos profissionais da comunicação, porque a Rafaela é jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e será nessa campanha, vocês podem ter certeza, uma belíssima revelação política e vai nos impulsionar muito a alcançar a vitória nas eleições. Eu estou muito, mas muito feliz mesmo, de coração cheio e honrado por tê-la ao meu lado nessa caminhada, nessa trajetória que iremos trilhar. Seja bem vinda!”, acrescentou.
Em seu discurso, Rafael expressou que foi uma honra ter sido escolhida tanto pelo partido quanto pelo Lúdio e afirmou ser uma honra poder representar todas as mulheres nesse pleito. Ela mencionou que ainda em 2020 assinou uma uma carta compromisso de que todos os candidatos firmassem o compromisso com a paridade de gênero e o compromisso em ter pelo menos 50% da gestão ocupada por mulheres.
“E nessa carta também trazemos alguns compromissos com o desenvolvimento sustentável, com o combate ao feminicídio, à violência contra a mulher. E eu fico muito feliz e honrada em saber que nessa chapa aqui nós temos pessoas que pensam assim. Os nossos pensamentos são muito parecidos. E é por isso que eu estou muito feliz em estar aqui representando todas as mulheres. Vamos fazer uma campanha muito bonita”, finalizou.