Lagoa Azul em Primavera do Leste encanta turistas de todo o país

Lagoas de águas azuis e cristalinas realmente não se veem apenas em paisagens de filmes ou edições de imagens, esse lugares existem sim e em Mato Grosso há várias lagoas e grutas que apresentam essa coloração nas águas. Hoje o Cuiabá Notícias te leva para conhecer a Lagoa Azul em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá), que vem atraindo turistas de todo o país.

A cidade é uma das maiores produtoras de grãos do Estado, é conhecida também pela bela arquitetura, e agora o novo ponto de referência para Primavera do Leste é o novo atrativo turístico  Lagoa Azul. 

ARQUIVO PESSOAL

Localizada na fazenda Tupã III, cerca de 33 km do centro da cidade, sentido Paranatinga (com acesso junto à entrada da Kege Ranch, a reserva já virou cartão-postal de Primavera.

Sua água cristalina em tom azulada está inserida no Bioma do Cerrado, localizado na bacia do Araguaia Tocantins que alimenta o Rio das Mortes. Ali há um afloramento do lençol freático, ou nascente onde é possível ver surgir do solo calcário argiloso com uma camada de areia de granulometria fina cor branca. A água é natural e deliciosamente tem uma temperatura fixa de 27 graus. A cor da água confunde com

Tal fenômeno é o que dá tonalidade da água que vai de azul a verde, de acordo com a luz solar que atravessa o espelho d’água e reflete no solo. A água das ressurgências se acumula formando uma piscina natural devido ao formato côncavo do relevo que se localiza as vertentes da água, e logo em uma distância próxima deságua no Rio das Mortes.

A Lagoa Azul pertence à propriedade particular, devido ao crescente número de banhistas, em 2018 os proprietários entraram em contato  com projeto de exploração turística junto aos órgãos pertinentes, resultando na liberação da Licença de Operação junto a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema) para regulamentar a atividade do complexo turístico. 

O acesso monetizado ao local se faz necessário pelo controle das pessoas e investimento em melhorias, conservação do local e infraestrutura.

O local possui uma gestão ambiental voltada para a preservação da flora e fauna nos arredores, bem como a vida marinha. Por conta disso, também o local é destinado a pessoas sem embarcações.

Os turistas contam ainda com deck de madeiras que facilita o acesso a lagoa, banheiro químico, bebedouro, bancos e mesas, colete salva-vidas, kit Snorkel (equipamento para visualizar e respirar dentro d´agua), além de condutor de turismo e seguro aventura.

Atualmente a Lagoa Azul recebe até 55 turistas por período. A visita em regra dura 3 horas por grupo, o suficiente para mergulhar, contemplar e fotografar.

COMO VISITAR 

É necessário agendamento prévio via contato pelo WhatsApp (66) 9.9660-6080. Aberta de segunda à domingo e feriados das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Recomendamos levar o seu próprio lanche, protetor solar e repelente. Lembrando que, por mais que seja necessário para a sua proteção contra os insetos, ao entrar na água, podem poluir a nascente.

Lembre-se de sempre trazer seu lixo de volta. A natureza agradece!

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *