TECNOLOGIA

Laboratório inaugurado na UFMT amplia parceria científica entre China e Brasil

publicidade

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá inaugurou nesta segunda-feira (21), o Laboratório de Alimentação Sustentável em parceria com a Universidade do Sul da China. O evento representa mais um avanço nas relações de cooperação científica e tecnológica entre Brasil e China, com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade da produção agropecuária.

A iniciativa é resultado da adesão da UFMT ao CLAC-SFIC (China, Latino-América e Caribe – Centro de Inovação de Produção Sustentável de Alimentos), um projeto internacional que prevê a criação de subcentros em diferentes países. O objetivo é integrar as vantagens da China e da América Latina na área da ciência e tecnologia agrícola, por meio da construção de uma rede de cooperação internacional que reúna academia, setor produtivo e inovação tecnológica. 

Yang Weicai, representante do Laboratório Nacional de Yazhouwan, reforçou a importância da cooperação internacional diante dos desafios atuais.

“A segurança alimentar é vital para a sobrevivência e desenvolvimento humano, e no atual cenário global complexo e imutável, aprofundar as cooperações internacionais é uma urgência mais necessária do que nunca. Que este evento seja um novo ponto de partida para trabalharmos juntos rumo a um futuro mais próspero e sustentável para a humanidade”, declarou.

Leia Também:  Polícia Militar abre inscrições para 25ª Corrida Homens do Mato em Cuiabá

A estrutura recém-inaugurada na UFMT atuará em temas estratégicos como fertilizantes e defensivos sustentáveis, automação da produção, aproveitamento energético de resíduos e integração entre pastagens e florestas.

O senador da República Wellington Fagundes também participou da cerimônia e ressaltou o papel estratégico da China para o comércio e a cooperação brasileira.

“Desde 2009, a China ostenta a posição de maior parceiro comercial do Brasil. Em 2024, a China foi o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Agora, nossos países constroem mais uma ponte nesse campo tão relevante que é a segurança alimentar sustentável”, disse.

A reitora da UFMT, Marluce Silva destacou o compromisso da universidade com a pesquisa científica voltada ao desenvolvimento sustentável.

“Trata-se do início de uma relação e, nesse movimento, a UFMT se compromete a desenvolver pesquisas de alta qualidade tanto para o aumento da produção do setor da agropecuária mato-grossense, trazendo mais perto a agricultura familiar e tendo como eixo condutor a conquista da produção sustentável sem a emissão de carbono”, afirmou.

Leia Também:  Mauro Mendes critica governo federal e compara gestão fiscal com a de Mato Grosso

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade