A deputada estadual Janaina Riva (MDB), confirmou o recuo da disputa pela 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa (ALMT). A decisão ocorreu na tarde de quinta-feira (25), após uma reunião. Janaina abre espaço para Dr. João (MDB). O nome dele já havia sido ventilado para disputar o cargo com intenção de trazer um trégua entre Janaina e o vice-líder do Governo, Beto Dois a Um (UB).
As eleições ocorrem em 7 de agosto. Dr. João (MDB) fará parte da chapa encabeçada por Max Russi (PSB).
Com decisão de Janaina, Beto também recuou da disputa. O consenso foi construído pelo atual presidente Eduardo Botelho (UB), após sinais de que a disputa interna poderia azedar a relação da Assembleia com o Palácio Paiaguás, que tinha preferência por Beto na 1ª Secretaria.
A composição dos dez cargos da Mesa Diretora que irá assumir em fevereiro do próximo ano. Além de Max na Presidência e Dr. João na 1ª Secretaria, o único acerto é de que Júlio Campos (União) ficará como primeiro-vice-presidente.
Por ser chapa de consenso, todos os partidos que têm cadeiras no Legislativo serão contemplados na Mesa.
Janaina, que hoje é primeira-vice-presidente, ainda não decidiu se irá pleitear outro espaço na chapa de Max e Dr. João.