A interventora estadual da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, afirmou nesta terça-feira (13), que o gabinete de intervenção irá trabalhar para seguir as vinte determinações impostas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na prorrogação da intervenção do prazo até 31 de dezembro de 2023.
O gabinete de intervenção terá seis meses para concluir as determinações impostas pelo TJMT, com supervisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme o documento emitido pelo TJ, algumas das ações são emergenciais e terão prioridade, como a reestruturação da melhoria dos serviços nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e policlínicas da capital, e a entrega da UPA Leblon.
“São muitas ações, pois são 20 determinações do Tribunal de Justiça. Então a nossa equipe já está atuando em várias delas. Será um trabalho bem exaustivo, não será fácil, mas é uma equipe muito técnica, que na verdade dará continuidade a todas as ações que foram planejadas e encaminhadas aos órgãos de controle. Algumas são mais emergenciais e são as frentes prioritárias neste momento, mas paralelamente a isso, nossa equipe já está atuando para atendimento de todas as determinações”, explicou Danielle.
Carmona pontuou ainda outras determinações destacadas como as reformas das unidades de saúde e o aumento das cirurgias eletivas na rede municipal.
“Nós precisamos garantir os serviços do atendimento para a população, porque quando nós assumimos era uma rede que estava totalmente desestruturada, com serviços paralisados”, declarou.
Segundo Danielle, algumas medidas como a reforma das UPAs e policlínicas demandam muito tempo, pois os prédios estão em condições “extremamente precárias”, e além disso, o orçamento inicial precisa ser alterado.
“A nossa equipe já está fazendo todo esse estudo, fazendo a previsão de qual vai ser a nossa necessidade de suplementação. Nós estamos fazendo este levantamento com a previsão de custos porque o orçamento que tinha, que foi planejado para este ano, tem ações que foram recomendadas e que não faziam parte.Durante o período de intervenção, todo recurso que nós estamos, a Secretaria Municipal de Saúde tem, ela está sendo assegurada pelas determinações do TCE”, explica.
Carmona, afirmou ainda que os 210 novos servidores empossados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira representam uma nova fase na Pasta, pois são profissionais que passaram por um concurso público e conquistaram uma vaga por “seus méritos”.
“A posse desses profissionais, eles estão vindo para somar na saúde de Cuiabá. São profissionais que passarão por uma qualificação e atuarão nas unidades, terão vínculo com a população daquela unidade e isso traz benefício no atendimento para a população e, consequentemente, teremos melhorias do serviço público. Nosso objetivo é garantir a posse dos concursados e reduzir os contratos temporários para fortalecimento dos serviços de Saúde na Capital”, disse.