O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, declarou que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) tem travado a liberação de títulos de propriedades em 17 bairros da Capital. Com a inércia, pelo menos 10 mil famílias são afetadas. A declaração foi feita nesta segunda-feira (24), à imprensa, após a entrega de mil escrituras de imóveis para os moradores dos bairros CPA I, II, III e IV, na Capital.
De acordo com Serafim, o requerimento para dar andamento às titulações das propriedades urbanas foi protocolado na Prefeitura de Cuiabá em julho de 2021, mas até o momento não foram liberadas.
“Temos 17 bairros com requerimento na Prefeitura. Vai fazer dois anos em julho e esperamos que haja uma compreensão das autoridades municipais para deixar o Intermat trabalhar e o Governo entregar os títulos. São 10 mil famílias que estão aguardando esse procedimento do Intermat”, disse Francisco.
O presidente do Intermat falou ainda que falta uma boa gestão a Pinheiro. “Boa vontade e interesse de trabalhar em benefício da sociedade. Só isso e mais nada. Deixa o resto, que nós fazemos”.
Serafim ainda expôs que a morosidade em liberar os processos para a titulação de imóveis ocorre apenas com a Prefeitura de Cuiabá.
“Nessa situação só Cuiabá. Já firmamos termos de cooperação técnica entre o Intermat e as diversas prefeituras e realizamos parte deste trabalho e a prefeitura realiza a outra. É precisa mais empenho do município. Não entendemos os motivos para se demorar tanto tempo para esse processo de regularização no município”, completou.