As inscrições para o Concurso Público para Guarda Municipal de Várzea Grande foram prorrogadas para o dia 10 de junho. O prazo já tinha sido reaberto após o Ministério Público Estadual (MPE) solicitar a remoção da idade máxima para participação no concurso. São 50 vagas para início imediato e 50 para cadastro reserva.
O edital divulgado em 29 de fevereiro de 2024 inicialmente previa uma idade mínima de 21 anos e máxima de 35 anos para participar do processo, com inscrições abertas de 4 de março até 22 de abril de 2024. No entanto, após uma recomendação do MPMT, a idade máxima foi retirada em março, mantendo-se apenas a idade mínima de 21 anos para a realização da prova. Devido a essa mudança, o prazo de inscrição tinha sido estendido até 23 de maio. Nesta quarta-feira (22) o prazo prorrogado novamente, agora para o dia 10 de junho.
O subcomandante da Guarda Municipal, Alexander Gouveia Ortiz, comentou sobre a expectativa positiva nas inscrições após a alteração nas exigências etárias e o novo prazo para participação na prova. “Ela estimulou ainda mais o número de inscritos, o total de inscrição, a quantidade de inscrições válidas, tirando aquelas também que já têm a isenção, a quantidade de pessoas inscritas já atingiu um total de 15 mil pessoas”, contou.
Alexandre ressaltou a importância do concurso para o aprimoramento da segurança pública em Várzea Grande, uma cidade em constante crescimento.
“Esse concurso ele impacta diretamente na segurança pública de Várzea Grande, tendo em vista que é uma cidade que está em constante crescimento, então a necessidade de segurança pública acaba se tornando constante também, o investimento não só qualitativo como quantitativo de guardas municipais influencia positivamente na redução de crimes, na maior sensação e na maior segurança da população do município”, enfatizou o subcomandante.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) ou pelo site da prefeitura. O prazo de isenção foi até o dia 26 de abril. A taxa de inscrição é de R$100,00. Os requisitos necessários para ter a efetivação na participação é a idade mínima de 21 anos, Ensino Médico Completo e habilitação AB.
O concurso é composto por três etapas:
Primeira Etapa:
– Prova objetiva
– Prova de redação
Ambas as fases são de caráter classificatório e eliminatório.
Segunda Etapa:
– Exame de saúde e toxicológico
– Avaliação psicológica
– Teste de Avaliação Física (TAF)
Todas as fases são eliminatórias.
Terceira Etapa:
– Investigação documental e social das informações prestadas no ato da inscrição
– Curso de formação
Das 50 vagas de contratação imediata, 3 são reservadas para pessoas com deficiência (PcD). A carga horária semanal é de 40 horas, com um salário de R$2.500,00.