O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de algodão do mundo, com destaque para os estados de Mato Grosso e Bahia, responsáveis por 91% da produção nacional na safra 2021-2022. Com a previsão de um aumento na produção de algodão na safra atual, surge a necessidade de um armazenamento eficiente, sendo as lonas de algodão uma das formas mais viáveis.
No entanto, essas lonas frequentemente são descartadas de forma incorreta, gerando problemas ambientais. Agora, uma nova tecnologia está possibilitando a reutilização desses materiais, estendendo sua vida útil e promovendo a logística reversa no campo.
Reciclagem de algodão
O processo para a reciclagem do material começa com a coleta das lonas usadas diretamente na fazenda. A empresa Infinity faz a retiradas dessas lonas nas propriedades, facilitando a vida dos produtores rurais e garantindo a destinação adequada desse material.
Depois, a lona passa por um processo de lavagem para remover os resíduos do campo na JBS Ambiental e, em seguida, é processada pela empresa Cotton Wrap para ser utilizada na produção de novas lonas.
“A recuperação de nossos filmes dá novo sentido ao plástico e fomenta a produtividade dos nossos clientes nas lavouras de algodão. O plástico está sempre presente em nossas vidas e a utilização responsável do material é o nosso compromisso”, afirma Nelson Iida, diretor comercial da Cotton Wrap.
Pioneirismo e qualidade
O uso dessa resina reciclada na fabricação de lonas é pioneiro no Brasil e visa aumentar a sustentabilidade no agronegócio, contribuindo para a circularidade do plástico. Os testes de campo demonstraram que a qualidade e eficiência das lonas recicladas são comparáveis às lonas feitas com matéria-prima virgem.
“Atualmente atendemos mais de 200 fazendas em 4 estados e sempre buscamos parcerias para valorizar as matérias primas com potencial de reciclagem, mas que eram descartadas. A primeira conquista do projeto foi quando a JBS Ambiental comprou a ideia e tornou-se responsável pela industrialização das aparas de plásticos que nós coletávamos no campo, transformando-as em Resina PCR (Pós Consumo).”
Ele complementa, “quando unimos forças com a Cotton Wrap fechamos perfeitamente o conceito de circularidade, possibilitando que o produto retorne à indústria e à fazenda, além de promover benefícios a todos os envolvidos no processo.” salienta José Leal, diretor executivo da Infinity ESG.
A iniciativa promove não apenas a sustentabilidade no setor, mas também oferece aos produtores uma solução viável para o armazenamento e manejo adequado das lonas de algodão, evitando seu descarte inadequado e contribuindo para a preservação ambiental.