A revista France Football vai premiar na segunda-feira, 28 de outubro, os destaques do futebol na temporada 2023/24. Todos os holofotes estarão voltados para o troféu de melhor jogador e melhor jogadora do mundo, com brasileiros na disputa. Vini Jr. está entre os finalistas masculinos, pelo terceiro ano seguido. Gabi Portilho e Tarciane disputam o título entre as mulheres. A cerimônia será às 16h (horário de Brasília).
Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, é o único brasileiro que concorre ao prêmio de melhor jogador. O jovem também esteve na lista final de concorrentes nas temporadas 2021/22 e 2022/23 e terminou em oitavo e sexto, respectivamente. Também pelo terceiro ano seguido, Neymar não está entre os 30 finalistas.
O Real Madrid é o clube que mais aparece na lista de concorrentes ao prêmio de melhor jogador. Além de Vini Jr., Jude Bellingham, Dani Carvajal, Kylian Mbappé, Toni Kroos, Antonio Rüdiger e Federico Valverde foram indicados.
Lionel Messi foi o campeão na última edição do prêmio francês. O argentino não foi indicado em 2022, mas era um dos favoritos no ano passado pelo desempenho que consagrou a Argentina campeã na Copa do Mundo do Catar. Ele e Cristiano Ronaldo, os dois maiores ganhadores do troféu, não estão entre os finalistas de 2024.
Jogadores indicados à Bola de Ouro 2024:
Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
Hakan Çalhanoglu (Turquia, Inter de Milão)
Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
Rúben Dias (Portugal, Manchester City)
Artem Dovbyk (Ucrânia, Dnipro / Girona / Roma)
Phil Foden (Inglaterra, Manchester City)
Alejandro Grimaldo (Espanha, Bayer Leverkusen)
Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
Mats Hummels (Alemanha, Borussia Dortmund)
Harry Kane (Inglaterra, Bayern de Munique)
Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)
Ademola Lookman (Nigéria, Atalanta)
Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
Lautaro Martínez (Argentina, Inter de Milão)
Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain / Real Madrid)
Martin Odegaard (Noruega, Arsenal)
Dani Olmo (Espanha, Leipzig / Barcelona)
Cole Palmer (Inglaterra, Manchester City / Chelsea)
Declan Rice (Inglaterra, Arsenal)
Rodri (Espanha, Manchester City)
Antonio Rüdiger (Alemanha, Real Madrid)
Bukayo Saka (Inglaterra, Arsenal)
William Saliba (França, Arsenal)
Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)
Vinícius Júnior (Brasil, Real Madrid)
Vitinha (Portugal, Paris Saint-Germain)
Nico Williams (Espanha, Athletic Club)
Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
Granit Xhaka (Suíça, Bayer Leverkusen)
Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
O prêmio não tem qualquer vínculo com a Fifa, que realiza desde 2016 a sua própria cerimônia, o Fifa The Best. Messi foi o vencedor dos últimos dois troféus dado pela entidade máxima do futebol, em 2022 e 2023.
Em 2022, a revista France Football introduziu duas novas categorias ao Bola de Ouro: o Prêmio Gerd Müller, dado ao artilheiro da temporada, e o Prêmio Sócrates, que leva o nome do lendário jogador brasileiro em reconhecimento por ações sociais. Vini Jr. venceu a categoria solidária em 2023, pelo trabalho que realiza através do Instituto que leva seu nome.
O projeto presidido por Vinicius foi criado em 2020 e tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas.
Fonte: ge