O incêndio voltou a atingir o Parque Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé (a 104 km de Cuiabá) e Barão de Melgaço (a 109 km de Cuiabá), mesmo após chuvas serem registradas na região. Em nota emitida na manhã desta segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros afirmou que o fogo continua. Nesta manhã três aviões, Defesa Civil Estadual e 23 militares combatem um ponto de reignição do fogo na região sul do Parque, próximo ao Rio São Lourenço.
Uma chuva forte registada na quarta-feira (25), ajudou a combater o incêndio, mas o fogo voltou a atingir a região.
Segundo informações, o incêndio já dura mais de 20 dias e queimou 20,8% da área do parque, que equivale a 21.825 hectares de vegetação.
A Sala de Situação Central, em Cuiabá, faz o monitoramento remoto do incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
O incêndio atinge o Parque Estadual Encontro das Águas desde o início de outubro, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, teve um aumento de 5,73% em dois dias. Os novos dados foram divulgados pelo Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA), na terça-feira (24).
Imagens de satélite divulgadas pela ferramenta de monitoramento de satélites Sentinel Hub, mostram a destruição causada pelo fogo em um mês de incêndios. Em 23 de setembro, a visão de satélite sobre a área era verde, mas, um mês depois, o cenário observado é de destruição.
O Parque
O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto. O governo do estado explicou que a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.