O incêndio na vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães às margens da MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), se alastraram por locais de difícil acesso, em alguns deles as lavaredas alcançam dez metros de altura, conforme informou o chefe da unidade de preservação, Francisco Xavier em entrevista à TV Centro América nesta quinta-feira (3).
“A nossa equipe e do ICMBio tem combatido o incêndio florestal que iniciou nas margens da rodovia MT-251, na altura KM 43. Em função do vento, esse incêndio ganhou a região do planalto e estamos combatendo evitando que ele adentre para o parque nacional. As chamas têm chegado na parte fora do parque, a mais ou menos, dez metros de altura”, disse.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os primeiros focos de queimadas na região foram detectados na tarde de terça-feira (1°), logo em seguida duas equipes se deslocaram para local e iniciaram o combate ao fogo.
As informações preliminares apontam que o incêndio começou na vegetação de uma fazenda e se espalhou rapidamente devido a baixa umidade do ar e vento.
Duas equipes dos bombeiros permanecem trabalhando no local para extinguir as chamas. A causa do incêndio só deve ser apurada depois da extinção das chamas.