Cuiabá registra volume de chuva abaixo da média histórica em fevereiro; aponta Inmet

Cuiabá registrou chuvas abaixo da média histórica no mês de fevereiro de 2024, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de 136,3 milímetros foi 52% abaixo da “normal climatológica” no período de medição entre 1991 e 2020, que tem uma média histórica de 261,9 milímetro. O déficit foi, portanto, de 125,6 milímetros.

Ao mesmo tempo, a onda de calor que já atingia a Região Sul e parte de Mato Grosso avançou por todo o estado e de outras regiões brasileiras. Agora, o fenômeno deve permanecer até o dia 20 de março.

Ao todo, a Capital teve 10 dias com chuva no decorrer de fevereiro, com o maior volume em 24h registrado no dia 5, de 38,9 mm.

A temperatura mínima registrada no mês foi de 24,7°C, 1,1°C acima da normal, que é de 23,6°C, segundo o Inmet.

Já com relação às máximas, a média foi de 35,2°C, 2,4°C acima da normal, que é de 32,8°C.

ONDA DE CALOR SE ESPALHA POR TODO ESTADO 

O instituto de meteorologia ClimaTempo divulgou nesta quarta-feira (13) que a onda de calor avançou para mais estado brasileiros e deve continuar até o dia 20 de março. Agora, o fenômeno atinge todo o estado de Mato Grosso, além de mais municípios da região centro-oeste, norte, parte do nordeste e sudeste. O sul do Estado é a principal área afetada. 

Conforme o ClimaTempo, Cuiabá terá máxima de 39°C nos dias 19 e 20 de março. Caso ocorra, será a maior temperatura do ano registrada na Capital. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *