O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, anunciou que todos os atrativos turísticos do território de conservação serão reabertos na quinta-feira (10). O parque foi fechado no mês passado devido ao queimadas que afetavam a região.
Na semana passada, o ICMBio já havia reabertos, a Cidade de Pedra, o Morro de São Jerônimo e o Vale do Rio Claro. Segundo a administração do parque, as ações de combate aos incêndios florestais na unidade continuam em áreas que não oferecem riscos aos visitantes no momento.
“A reabertura dos atrativos é fundamental para a promoção do turismo ecológico e da educação ambiental, conforme estabelecido no Plano de Manejo do parque. Um dos objetivos principais do Plano de Manejo é proporcionar o uso público adequado, promovendo a visitação ordenada e a educação ambiental, de forma a garantir a conservação dos recursos naturais e a sensibilização dos visitantes sobre a importância da preservação do Cerrado”, diz nota do ICMBio.
Os atrativos do Parque, são: Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro.