O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou uma nota comunicando que adiou para 28 de junho a divulgação de dados do Censo Demográfico. Ainda de acordo com o órgão, as ações especiais finais da etapa de apuração do Censo, que envolvem coleta de informações, ocorrerão até o dia 28 de maio. A data de divulgação já havia sido adiada outras vezes e a previsão de divulgação dos dados preliminares do levantamento censitário estava prevista para esta quinta-feira (4).
Um gráfico atualizado pelo IBGE na quinta-feira, mostra que a maior parte dos estados da região Norte não atingiu a média brasileira da população recenseada em todo o país, na comparação com a estimativa de população de 2021, que é de 90,89%. Roraima está acima, com 95,81 %.
No Centro-Oeste, o único que não atingiu a média nacional foi o Distrito Federal, com 87,50% da população recenseada. Mato Grosso já teve 95,87% da população recenseada e está acima da média brasileira. No final de abril, a Superintendência do IBGE em Mato Grosso recebeu reforço de 175 servidores das unidades de Minas Gerais e de Goiás para finalizar o trabalho de apuração para a divulgação da coleta do Censo Demográfico 2022 no Estado.
A meta do IBGE é que todos os municípios tenham no máximo 5% de não resposta, que é a soma dos moradores que se recusaram a responder o Censo e os que estavam ausentes, em relação ao total de domicílios. No momento, 103 dos 141 municípios de Mato Grosso já atingiram essa meta. A maior dificuldade é principalmente nos municípios maiores, como, por exemplo, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Primavera do Leste.
Ainda segundo a nota, o Instituto pontuou ainda o trabalho feito e comunicou as novas datas.
Confira a nota na íntegra.
“Nota sobre o Censo Demográfico
Considerando que o esforço concentrado do IBGE, com apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento, recenseou milhões de pessoas no Censo Demográfico desde 01 de janeiro de 2023;
Considerando que a etapa de apuração do Censo, iniciada neste ano, foi bem sucedida junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão;
Considerando o trabalho técnico realizado por servidores do IBGE e o acompanhamento de especialistas externos convidados para avaliação dos dados do Censo;
Considerando que há recomendação unânime da Comissão Consultiva do Censo; o IBGE comunica que:
– As ações especiais finais, da etapa de apuração do Censo, que envolvem coleta de informações, ocorrerão até 28 de maio.
– Os dados definitivos de população do Censo serão divulgados pelo IBGE, impreterivelmente, em 28 de junho.”
(Com assessoria)