O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, suspendeu temporariamente o atendimento pediátrico nesta terça-feira (28), devido à superlotação dos leitos. As crianças que vieram transferidas de outras unidades de saúde, foram dispensados na manhã.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em nota informou que o Pronto Atendimento Infantil do hospital deve voltar a receber novos pacientes ainda na tarde desta terça-feira.
“A superlotação da unidade acarretou na suspensão temporária da admissão de novos pacientes. Essa medida foi necessária para manter uma prestação de serviço com qualidade aos pacientes já em atendimento na unidade de saúde”, disse.
Alguns pais registraram as crianças aguardando atendimento, por horas, no corredor do hospital, tomando medicações em cadeiras improvisadas.
Devido à superlotação, foi necessário realocar os pacientes para que tomassem a medicação em outro ambiente da unidade. Segundo a secretaria, a situação já foi resolvida.
O Pronto Atendimento pediátrico do Hospital Estadual conta com três médicos especialistas, 19 leitos de observação e 50 leitos de retaguarda de internação. A média é de 122 atendimentos por dia, segundo a SES-MT.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) com pediatrias disponíveis:
- Paiaguas
- Alvorada
- Ribeirão do Lipa