O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso escolheu, na tarde desta quinta-feira (26), os juízes Graciema Ribeiro de Caravellas e Sebastião de Arruda como novos desembargadores. A definição foi pelo critério de antiguidade.
A posse de Graciema está agendada para ocorrer nesta sexta-feira (27), porque em janeiro a magistrada fará 75 anos e irá se aposentar da Corte. Já Sebastião de Arruda tomará posse em outra ocasião, quando houver a escolha de mais cinco desembargadores.
No início deste mês, a presidente Clarice Claudino anunciou a abertura de nove novas vagas ao Tribunal de Justiça. Destas, sete são destinadas a juízes, sendo três por antiguidade e quatro por merecimento.
O terceiro nome a ser escolhido por antiguidade ficou sobrestado, já que o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues está concorrendo à vaga tanto por antiguidade, quanto por merecimento.
Deste modo, se não for escolhido por merecimento, o magistrado deverá ingressar na vaga por antiguidade. A quarta na lista de antiguidade é a juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo.
Os perfis inscritos para as quatro vagas por merecimento foram analisados e aprovados pela Corte nesta quinta. Em sessão ainda sem data definida, os 30 desembargadores darão nota de 0 a 100 a todos os juízes inscritos.
Eles levam em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura.
As nove novas vagas de desembargador foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2020, mas apenas agora o Tribunal de Justiça lançou os editais.