O governo de Mato Grosso homologou nesta terça-feira (6), o decreto de emergência por seca, no município de Poconé (104 km) de Cuiabá. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça. Além da seca, a cidade já enfrenta incêndios florestais na região da rodovia Transpantaneira e em uma reserva particular.
O decreto nº 969 determina que a situação de emergência é válida pelo período de 180 dias. O prefeito da cidade, Tatá Amaral, tinha publicado decreto no mesmo sentido no começo do mês de julho. Cabe citar que Barão de Melgaço, outra cidade do Pantanal, também já decretou emergência.
INCÊNDIOS
Além da seca que atinge tanto o Pantanal, como os moradores da cidade que já estão há cerca de duas semanas sem água nas torneiras, Poconé também tem enfrentando incêndios florestais Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho.
Ao todo 50 bombeiros atuam no combate as chamas na cidade, conforme informado pela corporação. As equipes contam com apoio de aviões e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).