O secretário de Estado de Saúde (SES-MT), Gilberto Figueiredo (UB), disse que vai conversar com o governador Mauro Mendes (UB) na próxima semana para discutir se deixará a gestão da pasta para assumir a cadeira do deputado estadual Eduardo Botelho (UB).
Gilberto é o primeiro-suplente do União Brasil na Assembleia Legislativa (ALMT) e com a iminência do afastamento de Botelho da Casa de Leis para se dedicar exclusivamente à campanha a prefeito de Cuiabá, o secretário tem novamente a oportunidade de atuar no Parlamento.
“Vou conversar com o governador para tomar essa decisão. Nós temos muitos compromissos, entregas importantes, tenho me empenhado nisso e uma decisão dessa natureza eu sempre trato com o governador. Sempre repito da minha intenção de estar na Assembleia, fui candidato, tive o apoio de 28 mil eleitores que me quiseram colocar lá”, afirmou Gilberto Figueiredo à imprensa nesta sexta-feira (23).
Segundo o secretário, Eduardo Botelho o procurou nesta quinta-feira (22) para discutir o momento político. O presidente da AL explicou ao correligionário que o objetivo é intensificar as ações de campanha em setembro para garantir seu avanço ao segundo turno.
“Também fui comunicado ontem pelo deputado Botelho e, na semana que vem, tratarei do assunto com o governador para que a gente possa tomar uma decisão”, disse o secretário.
Com a licença de Eduardo Botelho, outra mudança que ocorre será a transmissão do cargo de presidente à Janaina Riva (MDB). O desafio da deputada será a aprovação da Lei Orçamentária de 2025.
A AL passa por um período de diversas movimentações com a eleição da mesa-diretora para o biênio 2025-2027. Os deputados eleitos tratam do processo de transição entre as gestões. Max Russi (PSB) foi escolhido como presidente e Dr. João (MDB), primeiro-secretário, ficando responsável pelo orçamento da Casa.