O deputado estadual Gilberto Cattani (PL), usou a tribuna durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALMT) desta quarta-feira (7), para pedir desculpas às feministas presentes na sessão que protestavam contra suas declaração comparando mulheres a vacas, na Frente Parlamentar Pró-Vida da Casa. Após as declarações polêmicas, Catanni virou alvo de investigação por quebra de docoro na Comissão de Ética da AL.
Durante o pedido de desculpa, Catanni chegou a citar um versículo bíblico de Jó 3:16 para justificar seu posicionamento contrário ao aborto e em defesa da família tradicional.
“Como diz o versículo, essas crianças que não virão à luz e essas que não têm direito de ver a luz, são essas, senhora presidente, que defendemos na Frente Parlamentar Pró-Vida. Foi ali que, na nossa maneira simples, nós fizemos uma analogia entre uma gestação e outra. Isso foi manipulado pela mídia e virou o que virou hoje”, declarou o parlamentar.
As ativistas chegaram no início da manhã na frente da AL, em seguida subiram para as galerias da Casa no Plenário das Deliberações.
Os gritos de “fora Cattani” e “vai cair” fizeram fundo nas discussões das matérias da Ordem do Dia colocadas para votação. As mulheres organizam, ainda, outras ações nas ruas para recolher mais assinaturas para a cassação do deputado.
“Para essas pessoas, minhas sinceras desculpas, pois não tive intenção de agredir quem quer que seja, minha intenção é defender os valores que elenquei”, dirigiu-se o deputado às feministas.
Ainda durante sua fala, Cattani lembrou seus projetos de lei aprovados na AL que garantem o porte de arma a mulheres vítimas de violência doméstica, proposição que garante direitos a gestantes até o parto e o PL que determina o sexo biológico como único critério para definir o gênero de atletas em competições femininas.
“Viemos defender os valores que consideramos essenciais. Entre eles, a defesa da família, a defesa da mulher, a defesa do nosso cidadão, a defesa da nossa liberdade de fazer exatamente o que está acontecendo aqui, se manifestar”, declarou o bolsonarista.