Gilberto Cattani é alvo de novo pedido de cassação após polêmica com vereadora Maysa Leão

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) poderá enfrentar novo processo de cassação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AMLT), após um Ofício apresentado pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), que preside a Procuradoria da Mulher da Casa de Leis, e aguarda despacho do deputado Max Russi (PSB), corregedor da Comissão. O despacho acata a denúncia formalizada pela vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos). A vereadora Maysa chegou a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher contra o bolsonarista.

A polêmica envolvendo ambos iniciou em 10 de agosto quando  protagonizaram momentos de tensão desde que participaram de um podcast, em que debateram sobre possíveis penas mais severas a estupradores. Depois disso, Cattani postou um recorte de 90 segundos em suas redes sociais de um trecho no qual Maysa afirma que são necessários mais estudos para que a castração química de estupradores seja implementada no Brasil.

Na sequência, a vereadora disse que iria levar o caso para a Justiça para garantir a retirada do vídeo do ar, ao se emocionar, admitindo seu medo por sua filha após ameaças veladas e outras claras feitas por meio dos comentários no Instagram do deputado. 

A parlamentar apresentou prints de conversas e um ofício de uma resposta dada por Cattani, se negando a excluir publicação na qual insinuava que ela defendia estupradores. 

“Primeiro eu pedi na própria rede social que ele apagasse, como ele ignorou, na quinta-feira (31) enviei um ofício para o gabinete dele, se ele ignorar, farei o boletim de ocorrência e enviarei para a procuradoria da mulher da Assembleia” disse a vereadora.

Nesta segunda-feira, a assessoria de imprensa de Maysa confirmou o registro da ocorrência feito no sábado (2). Ainda conforme a assessoria da parlamentar, a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), deve receber Maysa nesta segunda-feira (4), para discutem quais os possíveis encaminhamentos que poderão ser dados sobre denúncia protocolada pela vereadora na AL na última quinta-feira (31)

Na denúncia encaminhada à AL, a vereadora pede a cassação do mandato de Cattani por quebra de decoro parlamentar.

Na sexta-feira (1°), a vereadora soube que o deputado entrou com um processo criminal contra ela e fez um pedido de cassação da mesma na Câmara Municipal, além de acionar a Justiça por injúria, calúnia e difamação, onde pede indenização de R$ 52,8 mil. 

A vereadora recorreu também ao Ministério Público, pedindo que Cattani seja penalizado por difamação e incitação à prática de crime.

Cattani já é alvo de outro processo no âmbito da Comissão, por ter comparado mulheres com vacas em pelo menos três ocasiões diferentes. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *