Ao que parece, os deputados estaduais já travaram uma “batalha” interna na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) visando vagas nas Comissões Permanentes. Para tanto, os parlamentares estão se articulando para formação dos blocos.
Na sessão que elegeu a Mesa Diretora que irá comandar o Legislativo neste biênio, foram anunciadas a criação de três blocos, sendo um com cinco deputados estaduais e dois com quatro parlamentares cada um.
O bloco maior é intitulado de “Bloco Experiência e Trabalho” e será composto por Nininho (PSD), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Wilson Santos (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos).
Outro bloco será denominado como Movimento Democrático Brasileiro, e será formado pela bancada do MDB no Parlamento Estadual. Trata-se dos deputados Thiago Silva, Drº João, Juca do Guaraná e Janaina Riva.
Por fim, também foi oficializada a criação do Bloco Direita Democrática, o qual será formado pelos parlamentares bolsonaristas, sendo eles Elizeu Nascimento (PL), Faissal Calil (Cidadania), Claudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).
Segundo o deputado estadual Max Russi (PSB), primeiro-secretário da Casa de Leis, o anúncio desses blocos foi uma surpresa. “Teve uma surpresa, pois está bem acirrado isso e está sendo a maior disputar no momento. Está bastante disputado, três blocos já se manifestaram, o governo está tentando montar o seu bloco, enfim, acho que vai ter muita conversa até a próxima semana”, disse.
Para o socialista, os blocos anunciados devem apresentar mudanças, tendo em vista o número de integrantes de dois deles. “Pode mudar porque foi apresentado dois blocos de quatro e um bloco de cindo. Só pode um bloco de quatro, os demais precisam ser de cinco. Alguém vai ter que fazer alguma composição, se não, não vai ter como acomodar dentro das comissões”, explicou.
Apesar desse imbróglio, Janaina afirma que vai brigar para manter o bloco do MDB, tendo em vista que foi o primeiro com quatro componentes que foi anunciado.
“O Regimento prevê que pode se ter um bloco minoritário, porque temos 24 deputados. E o MDB registrou antes de todos os outros pedindo prioridade. Dentro do partido não tem divergência com relação as comissões, então a gente pretende fazer com que o partido fiquei fortalecido, ficando unido”, disse.
A definição final dos blocos deve ocorrer na próxima semana durante reunião do Colégio de Líderes. Os grupos são usados como base para a formação das Comissões Permanentes.
Leiagora