Forças de segurança fazem buscas para identificar envolvidos em queima de fogos que homenageou líder de facção criminosa

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Alexandre Mendes, informou que os setores de inteligência das forças de segurança estão atuando para identificar os integrantes da facção criminosa Comando Vermelho que soltaram fogos de artifício em “homenagem” ao líder, Rudiney Rodrigues dos Santos, 40 anos, mais conhecido como “Pinguim”, que morreu nesta terça-feira (24), após fugir da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá).

A fuga ocorreu na sexta-feira (20) e a morte foi registrada na noite desta terça-feira, no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSM-VG). 

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o criminoso procurou atendimento em uma unidade de saúde em Rondonópolis, usando nome falso, após sofrer lesões durante a fuga. O homem teria fraturado as costelas ao pular o muro da unidade. No mesmo dia, Rudiney assinou um termo para deixar a unidade de saúde e, posteriormente, buscou ajuda no PSM-VG, no sábado (21). Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Na noite de terça-feira (24) houve uma queima de fogos em diversas cidades de Mato Grosso. Durante a noite, a Polícia Militar conseguiu apreender grandes quantidades de fogos de artifício que seriam usados pelos criminosos. Uma mulher acabou sendo detida pelos policiais militares, no bairro Serra Dourada, em Rondonópolis.

 Mendes afirmou que tais sinalizações indicam a intransigência das forças de segurança no combate ao crime organizado. 

“Vale ressaltar ainda que sinalizações como esta indicam, sobretudo, a intransigência das Forças de Segurança de MT no combate ao crime organizado. Pois vê-se que por aqui não há descanso nesse combate, ininterrupto, sem trégua. Principalmente, que o uso de fogos de artifício pelas facções, longe de afrontar apenas expressam a temeridade destas em agir, pois sabem que no campo da segurança pública não há pirotecnia no combate ao crime organizado”, disse o comandante. 

Queima de fogos 

A morte de Rudiney gerou uma onda de homenagens em várias cidades de Mato Grosso, na noite de terça-feira (24), com queima de fogos de artifício. Em Cuiabá, diversos pontos da cidade registraram a soltura dos artifícios, por volta das 21h. A homenagem teria sido convocada pela presidência da facção criminosa. 

“Com uma tristeza infinita no coração venho comunicar o falecimento de um grande amigo e irmão que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais”, diz trecho da nota.

O velório do criminoso começou na noite de terça-feira, na Capela Jardins, em Cuiabá. No início da tarde, o corpo foi transladado para Barra do Garças (500 km de Cuiabá), cidade natal de Rudney, onde será enterrado.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *